autoexame

A importância de ir ao médico regularmente

terça-feira, setembro 22, 2015

             
   Ir ao médico regularmente para fazer exames de rotina é uma procedimento de suma importância para a prevenção de doenças como câncer de mama, porém, boa parte da população não vai ao médico por um preconceito infundado, de que médico é sinônimo de enfermidade.
   Por este motivo, mesmo estando no século 21, a maioria das causas de morte é por doenças que podem ser detectadas em exames preventivos.


   O exame de rotina não apenas auxilia no tratamento de doenças, como também serve para impedir o agravamento de uma doença.
   Torna-se ainda mais importante a visita de rotina ao médico de pessoas que tem históricos familiares de doenças graves, como por exemplo, câncer, diabetes, doenças do coração e hipertensão.
   Para essas doenças os exames preventivos significam a chance de reverter o quadro do paciente.

                                                                   Câncer de mama e auto exame

   O autoexame, por exemplo, é uma ótima ferramenta na detecção precoce do câncer de mama, esse exame é importante e deve ser feito uma vez ao mês. O principal objetivo deste exame é fazer com que a mulher conheça o seu corpo, em particular as suas mamas, pois conhecendo-as, quaisquer alterações serão facilmente detectadas.

   Esse exame deve ser realizado por todas as mulheres a partir dos 21 anos, e deve ser realizado em sete dias após a menstruação, é claro que o autoexame de maneira alguma deve substituir o exame clínico realizado por um especialista.


                                                                         O exame de mamografia

   A mamografia é o exame utilizado para a prevenção e diagnóstico do câncer,  deve ser feito uma vez ao ano e nesse exame é detectada a existência de pequenas lesões, que no autoexame não são identificadas.
   Por esse motivo, o autoexame não substitue a mamografia. Mesmo a mamografia sendo um exame de suma importância para a saúde da mulher, muitas não o realizam, alegando se sentirem incomodadas com a dor causada por ele.

    Para incentivar as mulheres a fazerem o exame de mamografia e pela importância desse exame tão crucial, foi criado o Dia Nacional da Mamografia, celebrado todo ano, no dia 5 de fevereiro. Além disso, os exames passaram a ser divididos em diferentes faixas etárias, podendo assim fazer um exame mais preciso para cada idade.

    O cuidado e zelo pessoal é muito importante, para uma vida longa e saudável. O exame preventivo de câncer de mama assim como o autoexame ajudam a viver plenamente e com saúde. O preconceito e o medo não devem influenciar nessa importante decisão.


Texto por: Agência St - Bruno Silva



Palavras chaves: autoexame, cancer de mama, medico, mamografia, exame de rotina, dia nacional da mamografia, blogueira, blogueira de curitiba, blog, demi andrade

Você poderá gostar de:

0 comentários

NEWSLETTER



Curta meu Facebook