Saude

Outubro Rosa: Câncer de mama - Saiba como se prevenir!

segunda-feira, outubro 20, 2014




   Gente, me diga, tem mês mais bonito, elegante e feminino que esse? Claro que não!
   Mas você sabe o porquê de tudo estar tão rosa assim?
   

   O Outubro Rosa é um movimento Mundial ao combate de câncer de mama, que incentiva às mulheres à realizarem os exames periódicos e assim diagnosticar a doença precocemente evitando que se agrave.
   No Brasil, a taxa de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

   Estimativa de novos casos: 57.120 (2014- INCA)
   Número de mortes: 13.345, sendo 120 homens e 13.225 mulheres (2011 - SIM)

   Antes dos 35 anos é relativamente raro, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente, e é recomendado que após essa idade se faça a mamografia anualmente, principalmente às pessoas que já tiveram casos de câncer de mama na família.

   Para se prevenir à essa doença, evite a obesidade, tenha uma dieta equilibrada e pratique exercícios físicos. Também é contra indicado, mesmo que moderadamente a ingestão de bebidas alcoólicas, pois é um fator de risco para esse tipo de tumor.
   
   Também é recomendado que se faça o auto-exame de mama, a partir dos 20 anos de idade, sempre no mesmo dia de cada mês, de 3 à 5 dias após o aparecimento da menstruação, ou em uma data fixa para as mulheres na menopausa. Faça o auto-exame como mostra na imagem abaixo:



   Se observar alguma dessas características abaixo informe ao seu médico:
   - Dor;
   - Palpação de caroço;
   - Saída de líquido;
   - Alteração na pele dos seios;
   - ou palpação de nódulos axilares (íngua).

   Mas ressalto que apenas o auto-exame não adianta, se você tiver mais de 35 anos faça a mamografia, às vezes o tumor pode estar muito bem escondido.
   
   Para realizar a mamografia é muito simples, vá a unidade de saúde mais próxima à sua casa, e peça para fazer o exame.

   E para as pessoas que falam que só não fazem a mamografia porque dói, só tenho uma coisa à dizer, prefiro sentir um apertinho nos meus seios que duram apenas alguns minutinhos, do que sentir toda dor, e trauma psicológico que uma pessoa que tem câncer sente.

   E para todas as guerreiras que estão passando por essa dificuldade, saibam que Deus sabe de todas as coisas, ele tem um plano para todos nós, vocês não estão passando por isso em vão!

*Imagens retiradas da internet.

   Meninas, desculpem esse post extenso, mas quis deixar tudo muito bem explicadinho :)
   Beijos, e fiquem com Deus!



Você poderá gostar de:

0 comentários

NEWSLETTER



Curta meu Facebook