Mãe de primeira viagem

Como fazer meu bebê dormir sozinho a noite inteira?

quarta-feira, outubro 29, 2014

   



   Logo após nascer, os bebês passam por longos períodos de sono, de dia e à noite, e acordam apenas para "mamar", e quando estão se sentindo incomodados com a fraldinha suja. E é nesse período que os pais acabam cometendo o erro de fazer a criança dormir no colo, ou chacoalhando o bebê.
   Depois que o bebê se acostuma a dormir sendo chacoalhado, é muito difícil tirar essa mania dele, você terá dificuldades em fazer ele dormir quando tiver visitas, toda vez que ele acordar de madrugada você terá que levantar para pegar ele no colo e chacoalhar, e além de tudo isso, terá péssimas noites de sono com dor nas costas (eu sei por experiência própria!).
   Então para que isso não aconteça ensine seu filho a dormir sozinho. Certifique-se de que ele não está com fome, e que está com as fraldas limpinhas, e deixe ele no berço que logo dormirá sozinho. No começo o bebê resiste um pouco e chora, mas com o tempo ele vai se acostumando que quando a mamãe coloca ele no berço é hora de dormir.
   Quando o bebê ainda é recém nascido, acorda várias vezes durante à noite para mamar, então tire ele do berço, dê os seios, mas não deixe que ele durma enquanto você está amamentando, senão ele irá associar os seios com a hora de dormir, então coloque ele ainda acordado no berço.

   Algumas mamães têm me mandado e-mails perguntando "quando os bebês começam a dormir a noite inteira?"
   Esse é um assunto um pouco complicado. A partir dos 3 meses o bebê começa aprender a "desligar" seu sistema digestivo durante o sono, então dê um "mamá" bem caprichado antes de dormir. Alguns bebês recém-nascidos já conseguem dormir à noite inteira, talvez por estarem acostumados com a rotina noturna da mamãe desde dentro do útero. Porém, há alguns bebês (como o meu Rafaelzinho por exemplo) que só começou a dormir a noite inteira depois dos 2 anos. Então varia muito de criança para criança.

   Quando seu filho completar uns 2 anos aconselho à trocar o berço por uma caminha, pois nessa a idade a criança gosta de escalar as coisas, e cair do berço pode machucar bastante, aconselho também à não associar a mamadeira à hora de dormir.

   A rotina noturna do meu Rafaelzinho é a seguinte:
   Depois de brincar o dia todo, eu dou um banho bem quentinho para ele se acalmar, logo após o banho ele janta, deixo ele brincar um pouco e cima da cama, com brincadeiras calmas como, desenhar, pintar com lápis de cor, ou brincar com peças de quebra cabeça, e tals, daí dou mamadeira com ele ainda brincando, depois guardamos os brinquedos juntos, e digo que é hora de dormir, daí oramos para o Papai do Céu, dou um beijo de boa noite, e ele vai para a cama, em uns 10 minutinhos ele já está dormindo.
   Aliás, é muito bom a criança ter uma rotina noturna, pois ela sabe que depois de fazer certa coisa ela terá que dormir, sem essa rotina ela resiste mais e fica estressada.

   Então é isso meninas, se tiverem alguma dúvida me mandem por e-mail, ou deixe aqui nos comentários.
   Espero que tenham gostado, beijos, e fiquem com Deus!





Você poderá gostar de:

0 comentários

NEWSLETTER



Curta meu Facebook